A Génese

A Portaria n.º 549/98 de 19 de Agosto, publicada no Diário da República nº 190/98- 1ª série-B, criou uma escola de 2º e 3º ciclos em Massamá, para dar resposta à ruptura da rede escolar que se verificava nesta zona suburbana em grande crescimento.

Para a construção desse novo estabelecimento de ensino foi escolhido um pequeno terreno encravado entre grandes prédios, situado na Rua Azedo Gneco, onde os moradores previam a construção de um complexo

desportivo. À escola projectada é dado o código B681 e a designação de Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Massamá n.º 2. Posteriormente, viria a ser-lhe atribuída o código 342166.

Previa-se a conclusão da construção dos edifícios para o mês de Março de 1999 e a abertura do estabelecimento de ensino no ano lectivo seguinte.

As Obras

No Verão de 1999 as obras ficaram concluídas. O amarelo e o azul são as cores que identificam o edifício.

Trata-se de uma escola pequena projectada para 18 turmas.

A Comissão Instaladora

Para fazer a instalação da nova escola foi nomeada pelo Ministério da Educação, em 26 de Maio de 1999, uma Comissão Instaladora constituída pelos seguintes professores:

A presidente da Comissão Instaladora tomou posse, perante a Sra. Coordenadora do Centro de Área Educativa de Lisboa, Maria José Carrilho, por delegação do Sr. Director Regional de Lisboa, em 13 de Julho de 1999.

A tomada de posse dos restantes membros da Comissão Instaladora teve lugar a 14 de Julho de 1999.

Em 20 de Fevereiro de 2001 foi nomeada assessora da Comissão Instaladora a professora Margarida Godinho. E a instalação foi acontecendo…

A Abertura das aulas

A escola abriu no dia 16 de Setembro de 1999, com a recepção aos alunos, tendo as aulas começado do dia 20 desse mesmo mês, ainda que estivessem em falta equipamentos e materiais didácticos indispensáveis, houvesse escassez de pessoal auxiliar, decorressem obras para finalização do pavilhão gimnodesportivo e o refeitório não estivesse em condições de funcionar, conforme referência em acta da reunião do Conselho Pedagógico que antecedeu a abertura da escola.

O Hino

A letra do Hino da Escola resultou de concurso promovido pela disciplina de Língua Portuguesa junto aos alunos do 6º ano, no início do ano lectivo 2003/04. A escolha recaiu no texto produzido pelo aluno João Miguel Aço Ferreira, da turma 6ºA, sendo musicado pelo professor António Carvalho.

O Hino da Escola foi cantado pela primeira vez na festa comemorativa do Dia do Patrono, realizada no dia 29 de Novembro de 2004. Nessa mesma data foi içada a bandeira da escola.

O Dia do Patrono passou a ser comemorado anualmente, no dia 29 de Novembro, data do nascimento do Professor Egas Moniz, fazendo parte das actividades a deslocação das turmas do 7º ano a Avanca, sua terra natal.

O Patrono

Patrono da Escola Egas Moniz

Egas Moniz (António Caetano de Abreu Freire), nasceu em Avanca em 29 de Novembro de 1874 e faleceu em Lisboa a 13 de Dezembro de 1955.Frequentou a instrução primária em Pardilhó, cursou os estudos liceais no Colégio de S. Fiel dos Jesuítas e os últimos anos no liceu de Viseu. Matriculou-se em 1894 na Faculdade de Medicina de Coimbra e doutorou-se em Medicina em 14 de Julho de 1902.

Foi depois para França fazer formação em Neurologia e regressa a Lisboa em 1911 para ocupar a cadeira de Neurologia então criada pela República.

No campo politico, foi deputado de várias legislaturas entre 1903 e 1917; Ministro de Portugal em Madrid em 1917 e Ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1917-1918.Na investigação concebeu um novo método para a Angiografia Cerebral em 1927. Os seus estudos prosseguem e em 1935 descobre a Leucotomia Pré-Frontal, tendo também desenvolvido o aparelho "Leucótomo" para realizar as suas operações. A consagração acontece com a atribuição do Prémio de Oslo em 1945 e do Prémio Nobel da Medicina em 27 de Outubro de 1949.

Agrupamento de Escolas Egas Moniz

A Integração da Escola num Agrupamento de Escolas

Ainda no lectivo de 2003/2004, os serviços da Direcção Regional de Lisboa começaram a estabelecer contactos no sentido de se vir a criar um Agrupamento entre a Escola EB 2,3 Prof. Egas Moniz e a Escola EB1 Nº2 de Massamá. Contudo, nenhum dos estabelecimentos de ensino mostrava vontade em juntar-se.

Satisfazendo a vontade manifestada pelas duas escolas, na reunião ordinária da Câmara Municipal de Sintra, realizada no dia 12 de Maio de 2004, em que foi aprovada a proposta nº 339/MA/94 relativa à constituição de agrupamentos de escolas no Concelho de Sintra, não constava o agrupamento dos estabelecimentos de ensino em questão. Em telecópia enviada pelos serviços da Câmara de Sintra à DREL e datada de 10/09/04, a autarquia informou que “não irá emitir, para o ano lectivo em curso” parecer à constituição ao Agrupamento de Escolas previsto pela DREL, unindo as escolas EB1 de Massamá com a Escola EB 2,3 Egas Moniz.

Esta decisão da Câmara Municipal de Sintra traduzia a vontade das duas escolas em manterem cada uma a sua individualidade e fez com que processo se arrastasse até 2007. Nesse ano, um despacho do Sr. Director Regional, datado de 3 de Abril, indiferente à vontade das duas escolas, criou o Agrupamento de Escolas Prof. Egas Moniz e definiu como sede a escola do 2º e 3º ciclos.

Em resposta a esta imposição, não houve nas duas escolas candidaturas para proceder à instalação do Agrupamento e, por isso, por despacho do Sr. Director Regional de Educação de Lisboa, datado de 2 de Julho de 2007, é nomeada uma Comissão Provisória, nos termos do nº1 do artº 57º do Regime anexo ao Decreto-Lei nº 115-A/98 de 4 de Maio, constituída pelos seguintes elementos, não pertencendo nenhum deles às escolas do Agrupamento:

Rui Manuel Santos Pereira Gonçalves, professor requisitado na Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo.

Fernando Luís Saraiva Mouro, professor do quadro da Escola António Arroio.

Paulo Jorge Rodrigues Nunes, professor do quadro da Escola EB 2,3 da Venda do Pinheiro.