“ A Biblioteca é a alma de uma escola, uma porta para a vida!”

No Agrupamento de Escolas de Massamá existem cinco bibliotecas, quatro delas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares. As Bibliotecas Escolares seguem os princípios consignados no Manifesto de Bibliotecas Públicas da Unesco e as orientações emanadas pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Hoje em dia a Biblioteca Escolar não é apenas um espaço fornecedor de recursos, mas um espaço cada vez mais interveniente ao nível da aprendizagem e da formação dos alunos, tendo vindo a desenvolver várias atividades quer no âmbito do apoio ao currículo e à utilização das novas tecnologias da informação, da promoção do livro e da leitura, quer participando em projetos com outras escolas e entidades e envolvendo os alunos em atividades de animação e dinamização cultural.

As Bibliotecas Escolares/ Centros de Recursos Educativos têm vindo a assumir cada vez mais uma importância estratégica no funcionamento das escolas, devido à sua função essencial de criar e desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação, contribuindo para a sua autonomia, essencial à aprendizagem ao longo da vida, tornando-os cidadãos responsáveis e preparando-os para diferentes papéis na sociedade.

Estes recursos são geridos por três professoras bibliotecárias que, em colaboração com as equipas educativas, procuram contribuir para a melhoria dos resultados escolares dos alunos.

A Coordenadora das PB

Luísa Silva